quarta-feira, 8 de abril de 2009

Prêmios. Valem a pena?


A Estação Brasil foi fundada em 1997, portanto lá se vão 12 anos, o nosso crescimento foi incrível, dos R$ 80 mil no ano de 97 para os R$ 5 milhões em 2008, sem investimento de fora ou aporte de algum fundo, apenas com a crença dos nossos clientes e o suor de quem trabalhou e trabalha aqui.
Sempre me perguntei e pergunto às pessoas:
- Festivais, vale à pena participar?
Tem dia que eu acho que sim, tem dia que acho que não, isso não é indecisão não, não sou assim, isso chama-se peso temporal.
Participar e ganhar dá notoriedade aos criativos, para a agência e até para o cliente. As outras agências ficam sabendo ( o que é show né...), os caras que conhecemos na propaganda (legal também...), mas no mês seguinte um novo festival, pronto. Tudo de novo, o case, a peça, a defesa e o encantamento (do cliente, sem falr do target).
Justamente por isso que às vezes sou cético, crítico e até contra os festivais. algumas agências se especializam e profissionalizam como participantes de tudo que é festival daqui e lá de cima, tem prêmios aos montes, às toneladas e é isso que desvaloriza o negócio.
Tem agência por aí que conquista 4, 5, 10 prêmios por ano, e aí? as peças ganhadoras envelhecem tão rápido que se perde a noçào do valor de um prêmio.
Não é barato participar de festival, a F/Nazca este ano nào participará de nenhum, exceção ao Clube de criação, o que isso muda para a F/Nazca, nada, vc vai lá no segundo (ou terceiro) andar e vê aquele monte de Leão na parede, e aí?

Por outro lado.
É bom prestigiar o talento, é assim que se conhecem os profissionais mais talentosos do mercado, o valor emocional da conquista de um prêmio vale à pena demais, isso mostra o valor que a agência dá também aos seus talentos, a mídia expontânea e o orgulho do diretor de marketing do seu cliente.
Para participar de um festival a gente deve ter acima de tudo alegria em avaliar de dentro para fora se vale a pena inscrever tal peça, se for ok, "vambora".

Tenho vontade de participar, até participamos por 3 vezes do POPAI, ganhamos as 3 (Uma com HP, outra com Henkel e a outra com J&J), os índios estão lá na nossa sala de reunião (do segundo andar), e sempre enche os olhos dos que nos visitam e percebem (e reconhecem) as estatuetas.

Temos na agência, bons talentos, vou perguntar para o Marin, nosso sócio criativo ( e já premiado em vários festivais em sua passagem por grandes agências), se devemos tocar para frente e tentar.
Cliente para isso a estaçào tem, HP, Hankook, J&J, Henkel, Bombril, Melhoramentos, mas vamos conversar, se for para entrar é para ganhar não é?

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