quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

O Fator Sazon

Faço mais de 15 reuniões por semana em clientes e mais de uma dúzia de reuniões de planejamento na agência em razão das campanhas que desenvolvemos.
São dois tipos bastante distintos de reunião: Em conteúdo, ritmo, timming e profundidade, não vou detalhar aqui a razão disso, mas vou me ater a uma coisa que sempre ouço dos meus clientes e que interfere diretamente nas reuniões de planejamento e criação da agência.
Não é autopropaganda, longe disso, é uma observação que faço em razão dos comentários dos clientes:
"Com vocês é tão bacana como se desenvolve todo o processo da nossa campanha, do brief à entrega"
Claro que isso me deixa absolutamente orgulhoso, até com uma ponta de soberba, pois isso vem, e faz bem, a qualquer um.
E isso se repete com mais frequência nestes últimos anos, por isso, fiz uma revisão da possível razão de que isso seja tão repetido pelos clientes.
Competência? Tem que ter, se não a sua agência ou negócio acabam,
Talento? Pode ser sim, mas já ví muito profissional que tem talento e só. acaba aí. Não evoluiu ou apenas parou, não evoluiu na profissão.
Conhecimento? Tem que ter também, nada pior do que você sentar com um(a) jumento(a) em uma reunião, mas tem mais que isso.
Criatividade? Faz parte do negócio da comunicação, mas já ví e ouví centenas de campanhas ou ações das mais diversas áreas da comunicação funcionarem sem serem especialmente criativas, mas tem que ter mais.
Planejamento? Ajuda, é bacana ter um começo, meio e nunca um fim, mas apontar para uma evolução, mas tem mais.
Aí pensei, pensei e pensei.
Descobri, ou acho que descobri, mas isso me convenceu bastante.
É o fator Sazon.
É o amor que o profissional tem em fazer o que faz. É paixão sim, mas paixão me parece muito intenso e curto, por isso tem que ser amor.
Amor é profundo, é longo e duradouro.
Só que tem uma coisa: Ter amor mesmo, de verdade, que você tem naturalmente, que já pinta pela manhã quando você vai para a agência/trabalho/escritório etc..é muito difícil.
Tem muito profissional que se expressa para mim dizendo que ama o que faz. Ama não. Nas menores ações do dia-a-dia isso (o amor) tem que estar latente.
É ir um pouco mais do que o normal no atendimento ao cliente, sem ele pedir, simplesmente porquê isso te fará muito bem (fator Sazon).
É ver se aquela imagem da campanha é mesmo a mais legal, pesquisar mai, porquê não? Vai te fazer bem, vai te deixar mais realizado, isso é fator Sazon.
Uma olhada melhor naquele mote da campanha, dá para pensar nele fora da agência porquê simplesmente isso é bacana, mas é difícil.
Vibrar mesmo, mesmo e mesmo quando o seu cliente gosta da campanha e ter tesão em resolver mesmo, mesmo e mesmo se ele não gostar, pois simplesmente é isso, vai te fazer bem.
Não estou aqui fazendo apologia à submissão na visão crítica de um cliente burro, que simplesmente achou que aquela cor da linha que divide um tema ou a logomarca tinha que estar 18mm à direita, não é isso, é entender e voltar para casa (agência) e se desafiar mesmo, isso éamor.
E acreditem: O cliente saca isso. Pode até não te falar, mas percebe. Os mais legais olham na tua cara e dizem: Vocês são muito bacanas, são mesmo diferentes.
Isso basta, é o tempero de realização que falta. O fator Sazon.



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